"Concordando que o livro não é um privilegio, é um direito. Que a leitura desenvolve a capacidade crítica, aperfeiçoa a capacidade profissional. E que cabe aos poderes públicos e a entidades privadas levar o livro a todos." Donaldo Schuler.
O polo de leitura TOKliterário foi oficialmente criado em janeiro de 2013. É composto por sete bibliotecas comunitárias localizadas em cinco bairros da zona periférica da cidade de Salvador/BA: Sandra Martini, Biblioteca do Condor e Tia Jana (Águas Claras), São José de Calazans (Vale dos Lagos), Padre Luiz Campinotti (Jaqueira do Carneiro- Retiro), Padre Alfonso Pacciani ( Fazenda Grande do Retiro) e Novo Amanhecer (Horto Calafate).
Baseado na primícia de que livro é uma necessidade de todo cidadão, de que é possível sonhar com um
"Brasil de leitores", com espaços e acervos acessíveis e de qualidade, é que, escolhemos o nome do nosso polo de leitura TOKliterário.
Optamos por um nome com significado e com força.Que mobilizasse a comunidade local.
Nossa intenção é dar um toque para as nossas comunidades. Alerta-las para a importância da leitura na formação do indivíduo, principalmente a leitura literária.
Não temos objetivo exclusivo de formar leitores dentro dos nossos espaços de leitura, de nossas bibliotecas comunitárias, ou nas nossas comunidades, queremos despertar o gosto pela leitura de qualidade, evidenciando as diversas possibilidades que a leitura literária favorece ao leitor, além de despertar entusiasmo, alegria, diversão, crescimento pessoal e coletivo...
Estamos com o apoio financeiro do Instituto C&A com o programa "Prazer em Ler", esperançosos de que outras pessoas que acreditam no desenvolvimento da sociedade através da leitura, do acesso ao livro de qualidade possam também tornar-se nosso parceiro.
Informações mais detalhadas das bibliotecas que compõem o polo clique no link acima: "Bibliotecas"

Informações mais detalhadas das bibliotecas que compõem o polo clique no link acima: "Bibliotecas"